Piloto Comercial - PC-A

Piloto Comercial Avião - PC-A

O curso de voo por instrumentos (IFR) é geralmente realizado junto ao curso de piloto comercial

O curso de Piloto Comercial é o primeiro rumo à profissionalização. A AERONOP Escola de Aviação oferece treinamento teórico que permite ao piloto avançar com segurança em sua carreira. Paralelamente, o piloto pode fazer os cursos de pilotagem de multimotor e voo por instrumentos (IFR). Este último o torna apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.


Experiência

O curso de Piloto Comercial é o começo da profissionalização do piloto. O aluno poderá iniciá-lo após concluir o curso de Piloto Privado.


Você pode

Pilotar aviões monomotores e multimotores em condições visuais (VFR) e de voo por instrumentos (IFR), para voar sob condições adversas, após formado.


Próxima etapa

Você poderá realizar treinamento para Instrutor de Voo ou ainda pilotar aviões pequenos, acumulando experiência para prosseguir na sua carreira, como Piloto Agricola ou de Linha Aérea.


Pré-requisitos

- 18 anos de idade 
- 2º grau completo 
- Ser portador da Licença de Piloto Privado 
- Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe


Matérias

- Aerodinâmica e Teoria de Voo; 
- A Aviação Civil; 
- Conhecimentos Técnicos (motores à reação); 
- Física; 
- Inglês; 
- Instrução Aeromédica; 
- Matemática; 
- Meteorologia; 
- Navegação Aérea (IFR); 
- O Piloto Comercial de Avião; 
- Regulamentação da Aviação Civil; 
- Regulamentação da Profissão de Aeronauta; 
- Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR); 
- Segurança da Aviação Civil contra atos de interferência ilícita; 
- Segurança de Voo; 
- Teoria de Voo.


Treinamento prático

Está dividido em 150 horas de voo, sendo que as horas do Piloto Privado já estão inclusas. Dentro deste total de horas, é obrigatório possuir 110 horas:

1ª ETAPA:

- Fase I:  Adaptação (AD)  - 3 horas
- Fase II: Aproximação (AP) - 8 horas 
- Fase III: Manobras (MB) - 6 horas
- Fase IV: Navegação (NV) - 43 horas
 

2ª ETAPA

- Fase I: Nav. Estimada (NE) - 13 horas
- Fase II: Adaptação (AD)  - 7 horas NOTURNO 
- Fase III: Instrução Local (IL) -22 horas (12h em ACFT e 10h em AATD)
- Fase IV: Navegação Radio (NR) - 8 horas (2,5h em VFR e 5,5h em IFR)
- Exame de Proficiência: 2,5 horas

Aeronaves utilizadas

- Cherokee 140 - Homologado Full IFR
- Cessna 120
- Cessna 150

Faça sua pré-inscrição