O curso de voo por instrumento (IFR) é geralmente realizado junto ao curso de Piloto comercial
O curso de voo por instrumento (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do curso de Piloto Comercial, porém tambem poderá ser realizado com a licença do curso de Piloto Privado. O treinamento teorico é realizado dentro do curso de Piloto Comercial Teórico.
Experiência
O Treinamento de voo por instrumento é recomendado para pilotos de avião que possuem a licença de Piloto Comercial, porém tambem pode ser realizado com a licença do curso de Piloto Privado, com a resalva que só poderá voar aeronaves particulares e em função não remunerada.
Você pode
O Piloto estará apto a voar em condições meteorologicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.
Próxima Etapa
Você pode realizar treinamento para Instrutor de voo ou ainda pilotor aviões pequenos, acumulando experincia para prosseguir a sua carreira.
Pré-requisito
- Ser portador da licença de Piloto Privado ou Piloto Comercial
- Ser portador do Exame Medico de 1ª Classe
Matérias
- Regulamento de Trafego Aereo (IFR)
- Navegação Aerea (IFR)
- Meteorologia (IFR)
- Segurança de voo (IFR)
Treinamento Prático de voo
Está dividido em 50,5 horas de voo, sendo:
FASE 1
25h de simulador:
a) Etapa 1A – Manobras Básicas (MB) – 05 lições / 05h00min
b) Etapa 1B – Procedimento IFR (PI) – 14 lições / 14h:00min
c) Etapa 1C – Navegação IFR (NV) – 02 lições / 04h:00min
d) Avaliação Intermediária Fase 1 em simulador (AV INT 1) – 01 Lição / 01h:00min
FASE 2
23 horas em P28A:
a) Etapa 2A - Manobras básicas (voo local) (LC) – 3 lições / 3h:15min;
b) Etapa 2B - Navegação e Procedimento IFR (NAV) – 4 lições / 16h:05min;
c) Avaliação Intermediária Fase 2 (AV INT 2) - 1 lição / 1h:35min;
- 2,5 horas de voo em IFR de check ANAC
- 1 hora de voo de check em AATD
Aeronaves Utilizadas ( Curso Prático homologado)
- Cherokee 140 Full IFR
Simulador a ser Utilizado
- AATD - Simulação de A36 Bonanza, B58 Baron, C172 Cessna